Duke 125 é uma verdadeira KTM que pode vir para o Brasil
Arthur Caldeira / Agência INFOMOTO


Famosa mundialmente por suas motos de caráter esportivo, a KTM apresentou no Intermot 2010, o Salão de Colônia, sua primeira 125 homologada pra rodar nas ruas – a Duke 125. Além de ser uma clara influência da indiana Bajaj, que passou a ser sócia da empresa austríaca, a Duke 125 tem como objetivo atrair jovens motociclistas a se tornarem fãs da marca laranja. Com preço previsto de 4.000 euros (cerca de R$ 9.500), a nova 125 da KTM pretende cativar futuros motociclistas com design arrojado e desempenho esportivo.

Com projeto da KTM e fabricação de diversos componentes na Índia, há rumores de que a nova Duke 125 possa ainda ser montada em Manaus e vendida no Brasil. Mas como o novo modelo só deve chegar ao mercado europeu no segundo trimestre de 2011, ainda não há nada confirmado. Enquanto isso conheça mais de perto essa 125cc com motor de 15 cavalos!

Motor

Baixo consumo e emissão de poluentes eram as premissas do projeto do novo motor de 124,7 cm³ de capacidade que equipa a Duke 125, segundo a KTM. Difícil entender como isso foi alcançado no monocilíndrico de quatro válvulas, DOHC (duplo comando de válvulas), com refrigeração líquida e alimentado por injeção eletrônica Bosch. Como um motor com potência máxima de 15 cavalos a 10.500 rpm poderá ser econômico? A resposta só poderá ser dada na prática.

Mas deixando de lado o marketing, a verdade é que o pequeno motor deverá ter um excelente desempenho para uma 125cc. Só como comparação, o motor da Honda CG 150 Titan produz 14,2 cavalos de potência máxima a 8.500 giros.

Chassis

Outro número que deixa os fãs de motos pequenas com água na boca são os 118 kg de peso em ordem de marcha. Com um quadro de treliça feito em aço resistente, a KTM promete muita agilidade na nova Duke 125.

Com rodas de liga leve de 17 polegadas e calçadas com pneus de perfil esportivo (110/70 na frente e 150/60 atrás), a Duke 125 traz suspensões da grife White Power: garfo telescópico invertido na dianteira e um monoamortecedor na traseira. Os freios – a disco em ambas as rodas – foram desenvolvidos em conjunto com a Brembo. Outro detalhe que deve contribuir para a boa maneabilidade do conjunto é o escapamento posicionado sob o motor, praticamente no centro da moto.

Tudo bem ao estilo dos modelos maiores da fábrica austríaca – itens de alta qualidade e um projeto voltado ao desempenho. A KTM ainda vai disponibilizar uma vasta gama de acessórios próprios para que os proprietários personalizem a Duke 125: desde escapamento mais esportivo até protetores de mãos e outros kits de adesivos. (Fonte: Shopcarnews)

Leave a Reply