C-X75 é a grande atraçao da Jaguar para o salão francês
Redação


O Protótipo C-X75 comemora os 75 anos de design da Jaguar, além de representar uma declaração clara da visão da marca sobre a direcção e futuro da indústria automóvel. Este super desportivo, concebido como um dois lugares de grande autonomia, explora novas fronteiras nos capítulos de performance e sustentabilidade. Impulsionado exclusivamente por baterias recarregáveis, proporciona uma autonomia de 110 km, o equivalente a percorrer 3 vezes a Péripherique de Paris, com 0 emissões, uma velocidade máxima potencial de 330 km/h e uma aceleração impressionante, demonstrando que é possível manter os níveis de prestações, design e luxo característicos da marca Jaguar, utilizando uma tecnologia que torna os veículos eléctricos com prestações que respeitam o meio ambiente numa proposta viável.

O objectivo era produzir não apenas o Jaguar mais inovador, mas também o mais belo de sempre; um Jaguar que insinuasse a apaixonante evolução do galardoado design da marca, prestando, simultaneamente, homenagem a alguns dos seus veículos mais admirados. Características de design avançadas tais como um inovador sistema de propulsão e a aerodinâmica activa permitiram conceber uma carroçaria elegante de linhas simples, que se mantém estável a velocidades muito elevadas.

“O C-X75 presta um tributo aos que tornaram realidade os Jaguar icónicos que todos adoramos até hoje. Ao transformar este modelo num inovador banco de ensaios de tecnologia futura, asseguramos que a companhia continuará a ser sinónimo de excelência tecnológica durante os próximos 75 anos e depois”. Mike O’Driscoll, Director Geral da Jaguar Cars.

O sistema de propulsão (580 kW) do C-X75 combina quatro potentes motores eléctricos instalados nas rodas que, com 145 kW de potência cada, permitem prestações excepcionais. Ao centro do veículo encontram-se montadas as avançadas micro turbinas a gás que, com 140 kW de potência, podem carregar as baterias e aumentar a autonomia do veículo em 900 km, distância suficiente para viajar de Londres a Berlim com um único depósito ou, quando em modo “Track”, disponibilizar potência suplementar directamente aos motores eléctricos. Estes quatro motores eléctricos proporcionam binário vectorial com elevada capacidade de tracção às quatro rodas, essencial num veículo que desenvolve 580 kW de potência e 1.600 Nm de binário.

O interior é igualmente impressionante. O condutor e passageiro sentam-se à frente da caixa de ar hermética que aloja as micro turbinas a gás. Os bancos encontram-se montados na antepara seguindo o procedimento utilizado nos monolugares de competição e o ar de admissão para as turbinas circula suavemente à sua volta através de condutas instaladas na estrutura da carroçaria. Com os bancos perfeitamente ancorados, o volante, os comandos, o painel de instrumentos e os pedais ajustam-se ergonomicamente em redor do condutor.

A iluminação de grande impacto é activada quando o condutor se aproxima ao veículo. As luzes electroluminescentes em fósforo azul iluminam o perímetro do habitáculo e as turbinas. Quando o veículo é ligado, uma luz ambiente azul adicional inunda suavemente os espaços das portas e os altifalantes da antepara realçando a estrutura leve do C-X75. Nos materiais especificamente seleccionados para o interior deste veículo destacam-se os couros em cor creme e cinzento, o alumínio polido e o neopreno texturizado suave ao tacto . Foi também criada uma nova interface para o condutor, desenvolvida especificamente para o C-X75, utilizando ecrãs TFT de alta resolução. Em complemento, aproveitando os 10 anos de experiência da marca no desenvolvimento de tecnologia para ecrãs tácteis, o ecrã Co-Pilot da Jaguar, incorporado ao centro da consola, auxilia o condutor a tirar o máximo proveito do potencial do C-X75, com uma gestão apropriada de toda a informação.

Características Principais

Design: Comemorando os 75 anos da Jaguar como fabricante de veículos belos e velozes, o novo modelo mostra a direcção futura de uma nova linguagem de design.

Prestações: aceleração de 0 a 100 km/h em 3,4 segundos, velocidade máxima de 330 km/h e uma aceleração de 80 a 145 km/h em apenas 2,3 segundos.

Sistema de Propulsão: Range Extended Electric Vehicle (RE-EV), que utiliza uma combinação exclusiva de motores eléctricos e micro turbinas a gás para aumentar a autonomia para 900 km.

Emissões: Zero emissões de escape com uma autonomia de 110 km funcionando apenas com as baterias.

Sustentabilidade: Utilizando a sua capacidade de recarga através da ligação à rede eléctrica, o
C-X75 emitirá apenas 28 gramas de CO2 por quilómetro no ciclo UE.

Construção: As técnicas avançadas de construção em alumínio de peso reduzido utilizadas pela Jaguar proporcionam vantagens em termos de redução do peso do veículo e dos consumos.
Em complemento, até 50% dos metais utilizados são reciclados.

Aerodinâmica Activa: Coeficiente aerodinâmico de 0,32 Cd e carga aerodinâmica (downforce) devido à utilização do efeito Venturi na zona inferior.

Iluminação interior: Excepcional devido à iluminação electroluminescente de grande impacto que maximiza a experiência de condução.Interface de Utilizador Exclusiva: A interface de ecrã táctil Jaguar Co-Pilot gere a carga de informação, antecipando as necessidades do condutor.
Materiais Personalizados: Interior onde se conjugam na perfeição os tradicionais couros confeccionados à mão com painéis em neopreno texturizado e dois acabamentos diferentes em alumínio.

Leave a Reply